Acabou!!

Agora formados, os jornalistas contam quais são seus planos

Repórter: Paula Partyka

Aconteceu, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv. No primeiro dia, a banca foi composta pelos professores Edinei Wassoaski, Ana Cristina Bostelmam e Amauri Yamauti. Os alunos avaliados foram Bruno Guilherme Fernandes e Adeline Volochem.

Bruno foi o primeiro a apresentar. O título do seu TCC é “A influência dos Youtubers”, feita uma grande reportagem em TV. Ele conta que escolheu esse tema porque queria conhecer pessoas famosas. O orientador foi Yamauti.

Ele entrevistou dois youtubers, psicóloga e alunos do Ensino Fundamental do Colégio Santos Anjos. Contou das experiências e imprevistos durante as entrevistas.

Depois da apresentação, na espera do resultado, Bruno contou que estava bem tranquilo e calmo, mas quando os professores fizeram os apontamentos sobre o trabalho o nervosismo tomou conta. Bruno foi aprovado e seu plano para 2018 é fazer uma pós-graduação em Curitiba. Vai procurar emprego aqui na região mas que se não achar ele vai em busca de outras oportunidades. “Se aparecer uma oportunidade em Curitiba eu vou para Curitiba, se aparecer no Acre eu vou para o Acre”.

Adeline optou por realizar uma grande reportagem impressa com o título “4 Patas: adotando animais de rua”. O professor orientador desse TCC foi Edinei Wassoaski.

Ela disse ter escolhido esse tema por já ter contato com pessoas que desenvolvem trabalhos com cães de rua. “E eu sempre imaginei que pessoas adotavam animais de rua, mas não tantas”. E durante a apresentação estava nervosa e com frio na barriga, mas que foi “maravilhoso realizar essa reportagem”.

Adeline disse não ter planos para o futuro, não há nada certo. “Mas penso em entrar em algum programa de Trainee”, afirma.

Já no segundo dia, após as duas primeiras aprovações, chegou a vez de Ivana Caroline Porn e Amanda Letícia apresentarem o TCC. Ambas realizaram uma reportagem multimídia. A banca da Amanda foi composta pelas professoras Ana, Angela Maria Farah e a professora de psicologia Elizabeth Ulrich. Sua reportagem é “Esquizofrenia”, e ela foi orientada pela professora Ana.

Ao todo foram 17 fontes. Quatro pessoas esquizofrênicas, psicólogo, enfermeiras e médicos. Na página é encontrado facilmente cada entrevista. A professora Ana como sua orientadora, contou que o a teve todo o cuidado de fazer a otimização do site.

Amanda estava muito nervosa. “Não foi fácil. A gente se doa e espera um resultado positivo, porque é muito trabalhoso.” O resultado foi positivo sim, a aprovação se tornou realidade para Amanda.

Seus planos daqui para frente estão incertos. Atualmente ela já recebeu uma proposta de onde trabalha, para que continue desempenhando seu papel lá, mas nada está certo. Já está pesquisando uma pós-graduação e quem sabe até voltar para a Uniuv cursar Publicidade e Propaganda. “Eu acho que as duas coisas juntas são bem válidas”

A banca da Ivana foi diferente, o professor Lúcio K. Passos assumiu o lugar da professora Elizabeth. Antes da apresentação ela contou que estava nervosa, mas que fez o melhor que podia e se houvesse alguma ressalva ela sabia que era para melhorar o trabalho.

O tema da sua reportagem é “A representação da mulher no cinema”.

Seu objetivo não é parar os estudos no seu tema de TCC, por gostar muito.

 

Ivana conta um pouco sobre a entrevista realizada com os acadêmicos do primeiro ano de Comunicação Social da Uniuv.

Trabalhos apresentados e aprovados, agora profissionais formados, jornalistas da Uniuv.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *