Acadêmica de Publicidade e Propaganda analisa tendências das telenovelas

Repórter: Fábio Rodrigues – acadêmico do 6º semestre de Jornalismo

O sexto semestre de Publicidade e Propaganda precisou entregar um projeto e uma monografia como forma de avaliação das disciplinas de Planejamento de Campanha e Métodos e Técnicas de Pesquisa, com os professores Liliane Gasda e Edinei Wassoaski, respectivamente. A acadêmica Ana Paula Bahniuk explica que os dois trabalhos são realizados neste ano porque, nos dois últimos semestres do curso, os alunos precisam desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC) em cada semestre. “Os outros cursos têm um TCC para fazer. Nós temos dois e ainda temos menos tempo”, diz.

Ana Paula decidiu fazer a monografia sobre as tendências que a telenovela lança na sociedade. O tema envolve moda, psicologia e publicidade. “Escolhi desde o primeiro ano. Apenas aprimorei para a monografia”, afirma. Ela diz que sempre gostou de moda e entende muito de psicologia. A receita se completou quando Ana Paula teve a disciplina de Produção Publicitária em TV e Cinema. “Sabia que a moda influencia as pessoas. Quando tivemos aula de TV decidi fazer algo assim. Juntei TV, publicidade, moda e psicologia e a receita para a monografia estava aí”, conta.

O tema foi trabalhado durante todo o ano. No primeiro semestre, Ana Paula desenvolveu o pré-projeto, com os objetivos do assunto, pesquisa bibliográfica e metodologia. Neste semestre, os acadêmicos ficaram responsáveis de desenvolver o conteúdo. “O professor exigiu 30 páginas de conteúdo, fora todo o resto”, comenta. Dos oito alunos da turma, apenas Ana Paula entregou a monografia no prazo determinado. “Achei um absurdo a quantidade de páginas exigidas, mas consegui terminar. Só eu entreguei.”

Ana Paula escolheu duas novelas da TV Globo para analisar: América e Caminho das Índias. A aluna preferiu as novelas de Glória Perez porque considera a autora “famosa” em assuntos sociais. “As duas novelas trouxeram estilos que não tinham nada a ver com o país, que eram o country e o indiano”. A acadêmica analisou como as duas modas tão incomuns com a realidade do Brasil chegam às ruas a aos guarda-roupas.

One comment on “Acadêmica de Publicidade e Propaganda analisa tendências das telenovelas
  1. Marciel Borges disse:

    Fábio Rodrigues, adorei ler a sua matéria principalmente o destaque do trabalho feito pela coléga de publicidade.
    Destaco também os passos que são feitos para o sucesso do trabalho da sua entrevistada.
    Parabéns Fábio. Sucesso.

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