Alunos de Comunicação fazem visita técnica à Pormade

Repórter: Douglas Marques – acadêmico do 5º semestre de Jornalismo

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Acadêmicos de Comunicação Social da Uniuv durante visita técnica

Dia 13, às 19h30, os alunos do quinto e sétimo semestre de Jornalismo e os do sétimo de Publicidade e Propaganda foram recebidos por Romeu de Almeida (Mercedinho) na Sala de Treinamento da Pormade. Enquanto aguardavam a chegada de Hermine Luiza Schreiner, diretora de RH da empresa, os alunos foram convidados a fazer um lanche, com café, leite, bolacha de polvilho e Sonho de Valsa, dispostos em uma pequena mesa, à lateral da sala. Havia música ambiente e, na parede, em meio a vários quadros de premiação por gestão de pessoas, um banner branco apresentava uma frase do escritor brasileiro Vicente Falconi: “Declarar um problema é uma alegria”.

Depois, Hermine, a Minthi, como é conhecida pelos colaboradores da empresa e amigos, fez uma apresentação, abordando os principais projetos e práticas de gestão da empresa.

Ela elucidou os problemas comunicacionais que a Pormade enfrenta para manter uma comunicação efetiva com e entre os 530 profissionais– mais os vendedores espalhados pelo Brasil; apresentou as unidades da empresa; o uso da bicicleta nessas unidades, que somam cerca de 51 mil metros quadrados; contou sobre projetos futuros, como um novo auditório e alojamentos; falou sobre o Centro de Desenvolvimento Humano (CEDEHP); sobre a Associação, que promove gincanas e campeonatos entre os colaboradores; apresentou o organograma da empresa, focando-se no que é importante para se construir e manter um ambiente de trabalho saudável; forneceu passos para se cuidar do clima organizacional de uma empresa; falou sobre a meritocracia e as razões para se dar um retorno as pessoas de acordo com sua participação; mostrou uma matéria especial da Globo News, de 2011, sobre a Pormade; disse que são gastos, em média, 250 mil reais anuais com treinamento de funcionários; apresentou os pilares da construção de um bom ambiente de trabalho usados pela empresa – Confiança, Inspiração; Falar, ouvir, participar e Saber agradecer; apresentou os projetos de capacitação técnico operacional, feitos em parceria com a Uniuv; entre outros, como Ginástica Laboral, Diálogo de Segurança, etc., que estão disponíveis na página da empresa ( pormade.com.br).

Acerca das práticas de gestão, Minthi destacou os Grupos de Melhorias, que teve início em 1996, com um projeto de convênio de bicicletas com as oficinas, que visava diminuir o custo de manutenção para os funcionários, posto que, na época, fosse o transporte mais usado. Segundo Minthi, hoje já se somam mais de 8 mil melhorias desde a criação dos Grupos, que são, também, uma ferramenta de sucessão e formação de liderança e uma estratégia de gestão participativa.

Os canais de comunicação usados pela Pormade consistem em um sistema de comunicação interligado (a Rádio Pormade, sobre a qual foi contada uma interessante história), um jornal mural e comunicação online. Mas esses, para a diretora de RH, são apenas formas de disseminação de informações, a comunicação, por si, estaria no nível pessoal.

A política de portas abertas da empresa foi outro ponto bastante focado. Na Pormade, uma vez por semana, os líderes dos grupos de melhorias, que são gerenciados por Mercedinho, tomam café com a direção. O objetivo, de acordo com Minthi, é promover a integração entre diretoria e colaboradores. “RH é comunicação”, disse.

Minthi também deixou uma importante dica para quem deseja trabalhar com gestão de pessoas. “Se não tiver dinheiro, faça como puder”, afirmou, e, em uma referência ao café de recepção dos alunos, completou: “Não importa o glamour, e sim o carinho que você põem nas coisas”.

Depois, os alunos conheceram as dependências da empresa. No andar superior, próximo ao Cantinho da Beleza, local onde os funcionários podem dedicar um tempo para os cuidados pessoais, há um cartaz salpicado de corações, com mensagens de agradecimento dos colaboradores ao trabalho de Minthi.

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