Alunos de Comunicação Social prestigiam palestra sobre Assessoria de Imprensa

Assessoria em Debate  foi o tema da palestra que trouxe egressos à instituição para falar sobre assessoria de imprensa e mercado de trabalho

Por: Bruna Wagner – Aluna do 6º semestre de Jornalismo

Assessoria em DebateAlunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), participaram do evento Assessoria em Debate, na noite do dia 03. Egressos foram convidados para falar sobre a sua realidade de trabalho na assessoria de imprensa nas prefeituras de Cruz Machado, Irineópolis e Canoinhas.

Os convidados para a palestra foram Marcelo Kloczko, Ellen Colombo, Eduardo Vipievski e Jucelli Moreira. Eles começaram a palestra explicando como era o dia-a-dia de cada um nas prefeituras que trabalham. “Quando entrei na prefeitura de Cruz Machado, ocupava o cargo de licitações. Fui conversando com o prefeito e comentando da necessidade de uma assessoria de imprensa no local, o que era isso e fui conversando, até que me tornei assessor em 2013”, relata Kloczko.

Na assessoria de imprensa, os egressos contam que usam as redes sociais para obter mais abrangência de seu público, mas também revelam que um meio de comunicação muito antigo tem papel fundamental nessa área, o rádio. “Em Irineópolis foi feita uma pesquisa com a população para ver qual era o meio de comunicação que as pessoas mais usavam e descobrimos que era o rádio”, comenta Ellen. O rádio também é muito usado nas outras prefeituras, com programas fechados ou entrevistas dos prefeitos nas emissoras.

A assessoria de imprensa é uma área que vem crescendo no mercado da Comunicação. As prefeituras, outros órgãos públicos e privados tem contratado esse profissional para melhorar não só a imagem da empresa, mas também da cidade. “A assessoria de imprensa está em crescimento e vai crescer mais. Isso é cada vez mais visto pelos órgãos públicos e privados, porque há a necessidade de aparecer”, acrescenta Vipievski.

Os egressos ainda comentaram sobre as várias funções que o assessor atribui (rádio, TV, jornalismo online, jornalismo impresso, etc), a realidade das prefeituras em relação a aquisição de material de trabalho para o assessor e a ética do jornalista frente a política e a produção de conteúdo para as prefeituras.

No final da palestra a mediadora, professora Ana Cristina Bostelmam, pediu para que os convidados deixassem um recado para os alunos. Todos eles comentaram sobre a importância da faculdade, das experiências em áreas diversas do Jornalismo e Publicidade. “Deem valor ao que tem aqui dentro da faculdade, aproveitem todas as matérias”, complementa Jucelli.

 

 

Assessoria em Debate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *