Alunos de Jornalismo da Uniuv produzem um e-book

Na disciplina de Técnicas de reportagem e entrevista jornalística, os acadêmicos do sexto semestre produzirão um livro-reportagem de perfis

Lucas Dams – acadêmico do 6º semestre de Jornalismo

jornalindos

Produzir. Essa é a palavra para os acadêmicos do sexto semestre de jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Na disciplina de Técnicas de Reportagem e Entrevista Jornalística II, ministrada pela professora Angela Farah, os alunos produzirão um e-book de perfis. Segundo Angela,o intuito é produzir um material em profundidade. “Achei que seria interessante ampliar o espectro de produção. A turma já produz jornal, revista, blog, fotografia, por isso pensei em fazer um livro”.

O e-book de perfis foi pensado por ser diferente e não se fundir com as outras produções já realizadas pelos alunos. Por isso, os alunos começaram o planejamento editorial do projeto, importante para saber como faz.  “Posso dizer que tomei coragem para produzir um livro, que pode-se dizer que não é tão simples assim, mas acho que o resultado vai ser legal”.

O formato foi pensado por sua praticidade. Caso haja um patrocínio, o livro pode ser publicado, mas essa plataforma também foi pensada para facilitar o acesso das pessoas. “A impressão é o mais caro da produção de um livro, e o que, às vezes, dificulta a finalização do projeto”, explica. Sua divulgação será feita nas redes sociais, para que as pessoas tenham acesso ao material e conheçam o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos.

Tanto para Angela quanto para a acadêmica de Jornalismo, Bruna Tretto, o livro servirá de portfólio no futuro. “Quando formados, podemos mostrá-los em entrevistas de emprego e mostrarmos o quanto aprendemos na faculdade, que sabemos exercer a nossa profissão com profissionalismo e credibilidade”, disse Bruna. A professora completa que as produções, inclusive essas que saem com cara de publicações, são portfólio, por isso o aluno tem de se dedicar ao máximo e mostrar que é capaz.

O trabalho contará com sete perfis de pessoas. Histórias, alegrias, esperança, anseios, medos, fraquezas que trarão ao leitor o gosto pela leitura.

Conheça um pouco sobre cada perfil que será explorado no livro e o repórter que vai produzir o texto:

Repórter: Bruna Kobus
Professora Fahena, conhecida no mundo acadêmico e em ações sociais. O perfil vai contar e mostrar os seus vários lados: em casa, na faculdade, em seus projetos.

Repórter: Bruna Tretto
Nascido como Gilson Preisler, e conhecido como “Gilóca”, é espírita desde criança. Começou, apenas, frequentando os centros espíritas e logo passou a cultivar seus espíritos guias. Hoje, Gilóca possui seu próprio centro espírita e seus fies seguidores.

Repórter: Bruna Werle
Diane Sarah Wille é moradora das Gêmeas do Iguaçu. Nasceu homem, mas hoje é mulher. Não fez a cirurgia de mudança de sexo, utiliza de interferências corporais para afirmar sua identidade. É apenas mais uma das muitas travestis da cidade.

Repórter: Douglas Marques
Irmã Dionísia Ladeka, enfermeira e cuidadora de idosos. Administradora do Abrigo Lar de Nazaré. Recebeu a Comenda Pinhão do Vale ano passado, em reconhecimento aos seus trabalhos de caridade.

Repórter: Lucas Dams
Marcio Poffo Taninguti, estudante de jornalismo, poeta e cadeirante. Marcio teve paralisia cerebral, o que comprometeu seus movimentos e fala. Ele encontrou no escrever a maneira de explicar seu mundo.

Repórter: Mayara Mugnol
Luiza Shivani, ela tem o espaço União da Luz, um espaço de meditação e Reike. A ideia é falar sobre a espiritualidade e de que forma ela ajuda na vida das pessoas.

Repórter: Osmari Lopes
Geraldo Rocha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Irati. Advindo de São Paulo, para uma cidade do interior, teve dificuldades para arranjar trabalho. Depois deu a volta por cima. Ajudou a fundar o sindicato e hoje a entidade possui sede própria com cursos para os associados e atendimento médico e odontológico.

One thought on “Alunos de Jornalismo da Uniuv produzem um e-book

  1. Que máximo! Ideia muito boa e vai valorizar bastante o trabalho dos alunos… Além das histórias incríveis! =) Ansioso pelo material!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *