Conselho Editorial incentiva a produção científica e publicações de obras

Repórter: Amanda Mendes – acadêmica do 6º semestre de Jornalismo

O Conselho Editorial do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) foi criado em 1999. Logo após foi lançada a coleção José Júlio Cleto da Silva, com o objetivo de produção científica e cultural dos docentes e escritores regionais. Atualmente, o Conselho Editorial conta com várias obras e é um incentivo para alunos do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo publicar os seus livros-reportagem.

Segundo a professora e presidente do Conselho Editorial Fahena Porto Horbatiuk, o conselho visa motivar e colaborar com a produção cultural regional, fazendo lançamentos festivos das obras, valorizando os autores. O Conselho Editorial apóia escritores e pesquisadores da região, fazendo revisão e diagramação de textos, solicitando o International Standart Book Number (ISBN), sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros e ficha catalográfica.

De acordo com a professora do Curso de Comunicação Social e membro do Conselho Editorial, Angela Maria Farah, são escolhidos alguns critérios para a publicação de uma obra, pois não é possível publicar todos os trabalhos, somente duas obras por ano. A escolha é feita por meio da relevância do tema para a comunidade.

Como muitos acadêmicos do Curso de Comunicação Social- Habilitação em Jornalismo apresentam em suas bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) livros reportagem. Este foi o caso da acadêmica Priscila Ernst, que contou a história de São João do Triunfo e teve sua obra publicada pelo Conselho Editorial. “Tinha que ser publicado, pois não tinha nada que contasse a história do município, até por questão da Universidade, vem muita gente de todas as regiões para cá”, comenta Angela.

Para a acadêmica Bruna C. Oleskovicz, do sexto semestre de Jornalismo, o Conselho Editorial é uma oportunidade para os acadêmicos poderem divulgar seus trabalhos e servirá também como mais uma fonte de pesquisa, além de valorizar a região. O seu TCC será impresso e ela pretende publicar o seu trabalho. “Pretendo publicar, pois gostaria que ele fosse lido por outros estudantes e sirva como base para outros trabalhos”, relata Bruna.

Ela acredita que com o apoio do Conselho as publicações se tornaram mais fáceis e, como ele é formado por membros que possuem grande conhecimento, eles realizam um trabalho que facilita a publicação.

Segundo o reitor Jairo Vicente Clivatti, a Universidade se caracteriza por pesquisa e extensão, pois é uma medida essencial para motivar a publicação. “Hoje, não se pode pensar em uma Universidade sem um Conselho Editorial, constituindo, pensando, agindo e incentivando principalmente as pessoas a publicar suas obras”, relata Clivatti.

 

One thought on “Conselho Editorial incentiva a produção científica e publicações de obras

  1. Amanda. Parabéns sua matéria é otima. Você soube contar muito bem o que faz o Conselho Editorial da Uniuv. Novamente Parabéns sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *