I Mostra de Criatividade Empresarial é realizada na Uniuv

 

Evento reuniu acadêmicos e professores para conhecer as empresas fictícias criadas pelos alunos na aula de empreendedorismo

Repórter: Gisele Ovitski – acadêmica do 5º semestre de Jornalismo

 

 

11295776_835959693136541_3207109602012743862_nNo dia 9 de junho, foi realizado nas dependências do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), a I Mostra de Criatividade Empresarial, com os alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

O evento consistia em retirar do papel, projetos que eram desenvolvidos na aula de Empreendedorismo, ministrada pelo Professor Tiago Kohut. Durante o semestre, foram desenvolvidas em sala de aula projetos de desenvolvimento de empresas, onde os acadêmicos tinham que colocar a criatividade em ação e montar uma empresa fictícia. No processo de desenvolvimento, os alunos tinham que criar o plano de negócio, logomarca, estudos dos clientes, a delimitação do negócio, estudo dos fornecedores, assim como a missão, valor e visão da empresa criada.

Após todas as etapas serem realizadas, os projetos se concretizaram e chegou a vez dos alunos colocarem a empresa em prática.

 

Criatividade, a palavra chave da noite

11423620_971423959585390_418415223_nDurante toda a terça-feira, 9, as ‘empresas’ apresentaram as suas ideias, produtos e invenções. As empresas estavam instaladas no hall de entrada da Uniuv, na biblioteca e sala de eventos, como fez a empresa Geek Haus, formada pelos alunos Luciana Ignaszevski, Néli Oliveira, Guilherme Vitek, Gisele Ovitski, Gisele Litwinski, Junior Ribeiro e Luis Eduardo Wiltner. A empresa foi destaque entre os alunos que adoram jogar vídeo game. “Nossa empresa realizou o 1º Torneio de Mortal Combat, em X Box One. Apesar de toda nossa empolgação, estávamos com medo que não repercutisse, pois o jogo ainda não havia sido estreado em lugar algum. Trouxemos para nossos clientes a experiência de jogar algo que ninguém havia tido a oportunidade ainda”, comenta Luis Eduardo Wiltner. A empresa além de estrear o jogo, fez sua divulgação nas redes sociais, chamando a todos para se tornarem ‘uma lenda’. Os demais representantes da Geek Haus estavam de crachá, uniformizados com as cores pretas e vermelhas e realizaram também a venda de brigadeiros.

Felipe Lemisz Silveiro Santos, formado em Ciências Contábeis pela Uniuv, foi o grande ganhador do 1º torneio de Mortal Combat, tendo como prêmio R$100. Na página do Facebook da empresa, Santos deixou seu comentário de felicidade. “Show de bola o torneio de Mortal Kombat ontem povo. Borá fazer outros.”

 

Dia de compras aos acadêmicos da Uniuv

1982282_413910418810478_8389715165603796352_nAlém de jogos, houve também lojas de roupas e barracas de alimentação. O que não faltou aos “clientes” foram opções de produtos. O grupo Pirilampo trouxe a feira hippie aos acadêmicos. A empresa formada pelos alunos Caroline Ferreira, Vitor Ilkiu, João S. e Bruno Marcinichen, tomaram conta do local com a sua mistura de cores. Peças de roupas, colares, pulseiras, mandalas e filtros, que enchiam os olhos dos acadêmicos que curtem artesanatos.

Para Caroline Ferreira, a Mostra serviu como um ótimo meio de divulgar o trabalho de artesanatos. “Nossa feira já havia sido apresentada em outra disciplina no ano passado e a Mostra serviu como uma segunda edição para nós. Mas mostrar o nosso trabalho é sempre algo muito bom.” Após as compras, os alunos ainda tiveram a oportunidade de saborear diversos tipos de alimentos, entre eles, o cachorro-quente, da Hot Top, criada pelas alunas Raissa Javarini, Karoline Weber e Mariane Huryn.

Os alunos Lucas Ferreira, Gabriela Borges, Rafael Ribas, Marília Stasiak e Thaina da Cruz montaram uma empresa de customização de roupas, a Enkele.

A missão desse empreendedorismo era mostrar o quanto cada pessoa pode ser única usando apenas o que gosta, levando em consideração os aspectos sociais e econômicos. Eles buscaram trazer uma nova visão de moda e estilo com baixo custo.

Além de ganharem destaque nas peças de roupas que estavam vendendo, a Enkele chamou atenção de seu público por meio das redes sociais, sendo montado uma campanha publicitária no estúdio de fotografia de Lucas Ferreira. Acompanhe a produção dos alunos da empresa Enkele:

 

Um objetivo: tornar único.Preview da coleção Enkele! ✂

Posted by Enkele on Saturday, May 30, 2015

One thought on “I Mostra de Criatividade Empresarial é realizada na Uniuv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *