Jornal Observatório é grande marco para os acadêmicos de Jornalismo

O jornal é em formato tabloide e tem 24 páginas, todas coloridas, e já teve 20 mil exemplares ao total

Repórter: Adeline S. Volochem

 

Em 2004, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) deu início a sua primeira turma de Jornalismo e, junto a ele, o Jornal Observatório que é elaborado pelos alunos do quinto semestre. O jornal é a oportunidade que os alunos têm de expor suas matérias desenvolvidas na disciplina de Redação Jornalística III. O jornal é em formato tabloide e tem 24 páginas, todas coloridas, e já teve 20 mil exemplares ao total. A 10º edição do jornal teve duas matérias de cada aluna, sendo que uma das matérias foi sobre um assunto só: relacionamento. As alunas escreveram sobre os diferentes tipos de relacionamento que existe.

IMG_0171O professor coordenador do Observatório, Edinei Wassoaski, destaca que muitas coisas mudaram desde a primeira edição do jornal, como os programas para fazer a diagramação do jornal. “Mas o que não muda é o modo de fazer jornalismo experimental, com uma boa dose de curiosidade e vontade de fazer diferença”, conta.

 

 

 

IMG_0166Segundo Wassoaski a ideia de fazer o Observatório surgiu da necessidade de aliar a técnica com a prática, inserindo dessa forma os acadêmicos no mercado de trabalho. “É a primeira grande experiência que eles têm com a prática jornalística”, destaca. Os alunos, além de escrever as matérias, fazem a diagramação do jornal, deixando-o a cara da turma. Sempre com belas fotos para ilustrar o texto, infográficos quando necessários, e escritos de uma maneira simples de ler, no qual o leitor entra na matéria e viaja junto com o repórter. A distribuição do Jornal é feita inicialmente na Uniuv e, posteriormente, os próprios acadêmicos distribuem o jornal em cidades da região, e em locais estratégicos como escolas, universidades e comércios. O Jornal Observatório não é vendido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *