Jornalista formada pela Uniuv é aprovada em seleção de mestrado da UFSC

A jornalista formada na primeira turma do curso de Jornalismo da Uniuv, Criselli Maria Montipó, foi aprovada na seleção para o curso de Mestrado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A seleção para o curso foi composta de três fases. Na primeira fase, foram selecionados os projetos de pesquisa;  na segunda, foram realizadas duas provas: de inglês e teorias do Jornalismo. Na terceira e última  fase, aconteceu a entrevista, com a defesa do projeto. De 58 inscritos, 18 foram aprovados.

O tema de pesquisa da jornalista é Perspectivas de humanização e compromisso social: uma análise das narrativas de cotidiano na revista Brasileiros, no qual busca o aprofundamento da monografia produzida para a conclusão do curso de Jornalismo, que tratou do relato humanizado no jornalismo e sua importância na narrativa para um jornalismo que possa transformar a realidade.

Para Criselli, o momento da elaboração do projeto de pesquisa foi o mais difícil, porque requer maior dedicação, é a primeira fase e também eliminatória. Ela diz que a prova que testa os conhecimentos teóricos específicos e de línguas não é uma etapa tão complicada, pois faz parte da profissão de jornalista estar sempre atualizada. Ela também considera a entrevista um momento difícil da seleção. “É preciso sustentar as ideias diante de uma banca, no meu caso, composta pela coordenadora do mestrado, o professor que indiquei como orientador e mais dois professores”, explica.

Desde que concluiu o curso de Jornalismo, Criselli pensava em dar aulas. “Acredito que somente com professores comprometidos poderemos fazer a revolução silenciosa de corações e de mentes a favor de um jornalismo mais humano, mais atento à sua função social, que dê voz a todas as pessoas. A sociedade pode até não perceber, mas precisa, urgentemente, de um jornalismo democrático e mais próximo das ações humanas”, analisa.

Criselli cursou a especialização em Didática e Docência no Ensino Superior logo depois da conclusão do curso de Jornalismo, em 2005. Desde 2006 vive em Curitiba, onde trabalha como assessora de comunicação da Unibrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *