Lançamento do blog de comunicação gera expectativas entre acadêmicos

 

Acadêmicos de todos os anos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda aguardam o lançamento do Blog de Comunicação para saber as novidades do curso e como está no novo layout e plataformas de organização.

Repórter: Karoline Emely Weber Amaral – acadêmica do 5º semestre de Jornalismo

IMG_20150509_213926822O lançamento do Blog criou muitas expectativas entre os alunos de Comunicação da Uniuv, principalmente para os acadêmicos que ajudaram a gravar os vídeos de apresentação dos cursos. Os acadêmicos do quinto semestre de Jornalismo, responsáveis pelo Blog, contaram com a ajuda da professora Ana Cristina Bostelmam, que deu suas ideias, opiniões e montou toda a estrutura do blog. Outra ajuda e participação foi do técnico do laboratório de televisão, Alfredo Ronaldo Correa, que gravou a maioria dos vídeos dos alunos e editou tudo, fazendo com que o essencial saísse da melhor maneira.

Aulas de Jornalismo Online

Na disciplina de Jornalismo Online o aprendizado sobre o mundo da internet não para. Todo momento informações novas vêm e junto com elas, atualizações de diversas maneiras de aprimorar uma matéria, que auxiliam assim, o entendimento e aprimoramento pessoal de todos. O Jornalismo Online coleta e distribui informações por redes de computadores como a internet ou meios digitais. O leitor sempre irá procurar aquilo que mais lhe agrada, por isso, é bom sempre achar maneiras diferentes para atraí-los, podendo até, mudar os seus hábitos de leitura.

Algo muito citado em sala de aula é que os jornalistas produtores de notícias online, devem dizer ao leitor de forma clara e rápida sobre o que se trata a notícia, e porque ele deve continuar lendo o texto que ali está exposto.

Segundo a autora do livro Jornalismo Digital, Polyana Ferrari, a mídia é nova e está em mutação, por isso o papel do jornalista na internet é fundamental. Quando foi exposta a disciplina pela professora Ana Cristina e tudo que ela iria abranger, todos os alunos ficaram meio assustados, pelo fato de pensar que a turma não seria eficientes e também por serem protagonistas nessa era de mutação da mídia. Cuidar de um blog seria uma grande responsabilidade. Os alunos entenderam que aprenderiam na prática, nunca esquecendo que a internet tem memória, e que tudo que nela for exposta ficará por tempo indeterminado. Sempre que for pesquisado sobre o assunto poderá ser encontrado.

Primeiros planejamentos para o blog

O primeiro passo foi pensar no que fazer e como deixar o blog com a a cara e jeito da turma do quinto semestre 2015. Os alunos começaram, então, a colocar todo o aprendizado das disciplinas em prática, colocando a ‘mão na massa’ e aprendendo com os erros e acertos. Como a turma é pequena tudo se tornou mais fácil, pois a conversa e exposição de interesses era mais fácil. Depois da ideia imaginada, começaram a pensar no que fazer e o que escrever sobre os professores. Então veio a ideia: “vamos fazer um vídeo”. Mas contendo o que? Os alunos, então, pediram para eles falarem sobre si e contarem o que é ser professor (a) no curso de Comunicação. Todos os professores toparam, alguns foram mais tímidos, mas todos souberam se expressar da sua maneira.

A outra parte seria falar sobre o curso. A mesma ideia surge (fazer um vídeo). Então, os alunos começaram a pensar em perguntas que poderíamos fazer para os alunos. A melhor foi a seguinte: “por que você escolheu fazer o curso ou o que é o curso para você?”. Gravar com os alunos foi afável e rendoso, pois a turma viu que todos sentem algo diferente e entram na faculdade com uma visão do curso. Quando uma acadêmica falou “eu amo ler e basicamente minha vida é escrever”, todos ficaram arrepiados. Ela expressou seu maior sentimento, deixando claro porque escolheu esse caminho. O jornalismo é o dia a dia, e se não gostar realmente do que faz, nada faz.

Experiência dos alunos e expectativas com o blog

Para a acadêmica Luciana Ignaszevski, o Blog de Comunicação é essencial para a formação acadêmica. “O Blog vem para nos ajudar, ele é o reforço do que aprendemos em sala de aula, pois colocamos a teoria em prática”, explica Luciana. Ela ainda conta que tem grandes expectativas para o Blog, pois ele é produzido apenas no terceiro ano e é a oportunidade que todos têm de mostrar seu trabalho de forma criativa. “O blog é produzido a partir de nossos gostos, e me sinto realizada em poder participar desse meio tão importante para o curso de Comunicação”, conta.

Assim como Luciana, a acadêmica Giselle Ovitski conta que elaborar o Blog foi um processo que uniu mais a turma. “Tudo foi pensado e feito juntos, agora vamos ver o resultado de tudo que planejamos”, explica. Gisele conta que sair do teórico e ir para a parte prática, foi uma experiência diferente. “Na hora de elaborar aconteceu diferente do que tínhamos ideia. Tem a questão do curto prazo, da participação e disponibilidade dos professores e alunos, e também a responsabilidade de fazer tudo se encaixar no que realmente queríamos”, comenta.

O lançamento do blog está deixando a própria acadêmica Giselle ansiosa e animada. “Quero ver como vai ser a reação dos participantes dos vídeos e TCC. Ver se eles vão gostar e se conseguimos chegar ao ponto em que queríamos”. Segundo ela, após o lançamento, a responsabilidade vai aumentar, pois estará acontecendo a Semana de Comunicação e o trabalho da turma é passar tudo que foi aprendido. Seguindo a mesma linha de pensamento de suas colegas, a acadêmica Gisele Litwinski expõe sua experiência de criar o Blog como algo que lhe proporcionou muito aprendizado. “Quanto ao lançamento, eu estou ansiosa e curiosa. Quero ver tudo o que produzimos disponível para os outros”, conta.

Já para o acadêmico Paulo Szpunar, o Blog é a oportunidade que as pessoas têm de conhecer um pouco mais sobre os cursos de Comunicação. “Com relação ao lançamento, sem dúvidas vai ser algo que chamará a atenção de todos, pois o blog está sendo muito bem produzido”, diz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *