Mais moderna Agexcom procura fidelizar alunos de Comunicação

Com projeto já em andamento para a reforma da Agência, professores apostam em novo visual para que alunos sintam-se mais confortáveis em desenvolver trabalhos de boa vontade

Bruna Kobus – acadêmica do 6º semestre de Jornalismo

PROPOSTA A 1Paredes de cores claras, prateleiras amarelas, mesas espaçosas, daquele jeito que publicitário gosta e cadeiras que acompanham um estilo Wassily. Esse é o cenário, ou parte dele, que a Agência Experimental da Uniuv (Agexcom) vai se transformar. Os armários foscos e de compensado vão dar lugar a mobílias ergométricas e modernas, sem contar nas luminárias que vão explorar mais o espaço da sala, que já é pequena, oferecendo ambientação e aproveitamento de luz. “A gente quer uma ambiente agradável, que tenha espaço para a criatividade, seja interessante, que desperte a vontade do aluno em estar ali dentro e que as pessoas que passam olhem e se perguntem como eu faço parar trabalhar nessa sala. Pois a nossa maior dificuldade é segurar alunos na Agex, então se é um trabalho pela boa vontade, por que não em um lugar bacana?”, questiona o professor e um dos responsáveis pela transformação da Agexcom, Robson Fogaça.

Mas, uma reforma como essa não custa barato, com toda certeza o valor final da obra vai ser pesada, como confirma a professora do curso de Arquitetura da Uniuv, Eliziane Cappeleti. “Se tratando de um projeto de interior, o qual está sendo estudado um novo piso, papéis de parede, iluminação e mobília geralmente sai um pouco caro, suponho que o custo final seja de R$ 20 mil já com a mão de obra.”

Mais econômico, Fogaça aposta em um gasto de 5 a 8 mil reais, mas brinca que isso não é a martelada final, é “apenas um chute”. “Como é uma Instituição Pública licitações vão ser abertas e o orçamento mais barato ganha”, diz.

Ainda segundo o professor a previsão é que para início de 2014 a obra da sala já esteja caminhando para a finalização.

O projeto vencedor também trabalha com a possibilidade de trocar materiais para baixar o custo da reforma:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Do antigo ao moderno
A ideia de reformar a Agex já estava nos planos de alguns professores do colegiado de Comunicação. Foi quando em um intervalo, nas salas dos professores, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Julliana Biscaia, o coordenador do curso de Jornalismo, Lúcio Kürten dos Passos, e o professor Robson Fogaça tiveram a ideia de convidar o pessoal de Arquitetura, da própria Instituição, para elaborar um projeto arquitetônico para reformar o interior da Agência. A professora Eliziane prontamente aceitou o desafio, mas na época, seus alunos não deram muito atenção ao projeto.

Um edital para o nono semestre de Arquitetura foi lançado, porém nenhum acadêmico fez a inscrição. Mas, o colegiado de Arquitetura criou a Escritório Modelo de Arquitetura da Uniuv, Ângulos, e os alunos precisaram de alguns serviços publicitários. Aí, entrou a Agexcom com seus trabalhos. “Foi uma permuta, nós entramos com a publicidade e eles com o projeto de arquitetura. Demos uma marca, logo e conceito para o escritório modelo e eles (acadêmicos de arquitetura) nos deram dois projetos para a reforma da Agexcom”, conta Fogaça.

Robson fala sobre o processo de escolha do projeto:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

A escolha dos projetos foi feita pela fanpage do curso de Publicidade no Facebook. Com um layout contemporâneo a Proposta A venceu por 55% dos votos em cima da Proposta B. Funcionava assim: as ilustrações com os novos ambientes da Agência foram publicadas no Facebook, a imagem que tivesse mais likes ganhava.

Lembrando que todos os alunos da Ângulos produziram os dois layouts. “São alunos que estão lá fazendo estágio, mas já são arquitetos, então assumem essa responsabilidade”, completa Eliziane.

Eliziane também avalia a importância de agências e escritórios modelos mantidos dentro das instituições de ensino:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

PROPOSTA B 1Outra finalidade
Como a Proposta B não foi a escolhida, alunos da Ângulos decidiram usar o projeto para a ambientação de uma sala que será cedida para o curso de Arquitetura, mas enquanto eles não recebem a autorização de mudança o projeto continua parado.

Alunos que participaram na formulação da nova cara da Agex:
Agnes Vollmann
Edwin Meyer
Fabiana Marinhuk
Izabeli Vieira
Jaqueline Moreno
Orientação: Professora Eliziane Capeleti

Projeto A

Projeto B

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *