Noite de Egressos é destaque em Comunicação

Repórter: Lucas Polak

A data 07 de abril é comemorada como Dia do Jornalista. E, em 2018, os acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da Uniuv receberam um prêmio na sala de eventos: a Noite de Egressos. O evento contou com a presença de de dois ex-alunos de Jornalismo e dois de Publicidade e Propaganda.

Quem administrou a noite e o seguimento dos debates foi o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Edinei Wassoaski. “A intenção é trocar ideias entre os acadêmicos para seguirem o mesmo exemplo dos egressos, pois futuramente pode ser eles sentados nas cadeiras, contando sobre a carreira profissional.” Os convidados para compartilhar o dia a dia de trabalho nas áreas de Comunicação Social foram os jornalistas Murilo Souza e Ricardo Silveira, e os publicitários Marcelo Meyer e Renata Santana.

Silveira atua em União da Vitória (PR) e comentou que seu trabalho exige tempo máximo de atenção. “Sou radialista, e minha paixão é o esporte, então nos finais de semana normalmente estou trabalhando, pois sábado e domingo são os dias que o esporte está em altaÉ claro que trabalho também durante a semana, levando a notícia até os ouvintes da região”, conta. Ele explicou também que a atual situação do País em relação ao mercado de trabalho é ruim, mas ele acredita que será passageira. “Mesmo com essas dificuldades nós temos que mostrar aos acadêmicos que não dá para desanimar, pois pode ser na crise que aparecerá uma oportunidade para fazer carreira de sucesso.”

O publicitário Meyer é empreendedor e trabalha com Marketing Digital na região de Chapecó (SC). Para ele, ter a oportunidade de ajudar os acadêmicos nas dúvidas sobre mercado de trabalho é uma gratificação. “Na minha época de faculdade eu sempre tinha dúvidas em qual área seguir na publicidade, hoje sou muito feliz no que faço, e estar aqui dando algumas respostas que de alguma maneira darão auxílio na direção profissional dos alunos é muito bom”, cometa. “Durante as apresentações os jornalistas e publicitários falaram das histórias profissionais a partir do momento que saíram da faculdade.

O evento iniciou por volta das 19h30 e foi informal, ou seja, palestras direcionadas a conversas com acadêmicos. O jornalista Souza falou que esse envolvimento com os alunos é necessário e muito válido. “Quando você está saindo da faculdade, o mercado exige experiências, isso dificulta um pouco a chance de ingressar a carreira. E fico feliz em partilhar um pouco do que eu passei durante os quatro anos aqui na Uniuv, e como consegui iniciar meus trabalhos.” Ele finalizou com o relato de que durante o tempo da faculdade tem que se esforçar o máximo para que no futuro tudo esteja encaminhado.

A esquerda da foto Murilo Souza, a direita Ricardo Silveira

Após as apresentações dos egressos, foi realizada abertura de perguntas dos acadêmicos. A publicitária Renata, trabalha em São Mateus do Sul (PR) conta que a conversa e as respostas aos acadêmicos pode direcionar o caminho que cada um deve seguir. “Eu acho isso incrível, porque um dia eu estava ali nas cadeiras e sei como é difícil quando estamos com dúvidas dentro da faculdade, e o segredo é a dedicação, correr atrás do objetivo e jamais desistir”, finaliza.

Depois das várias perguntas realizadas foi encerrada a noite dos Egressos por volta das 22h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *