Produção de radiojornal é colocada em prática

Repórter: Bárbara Letícia Franco – acadêmica do 6º semestre de Jornalismo Uniuv

Os alunos do sexto semestre de jornalismo começaram um novo trabalho na disciplina de rádio, ministrada pelo professor Lúcio Passos. A nova atividade é a produção de um radiojornal.  Em umas das aulas os alunos se dividiram e fizeram as distribuições de suas funções para a produção do jornal, foi montada também a pauta para distribuir os temas das reportagens a serem feitas. Durante a reunião de pauta foi feita a escolha do nome do radiojornal, o tempo de duração, em que horário seria transmitido. O próximo passo foi a gravação das notas jornalísticas e a produção das matérias. Logo em seguida os alunos gravaram as cabeças do programa.

 Para o acadêmico Marcelo Kloczko a produção do radiojornal é de extrema importância para a formação do acadêmico. “Além de aprender todas as funções para a produção de um radiojornal o trabalho mostra a importância do trabalho em grupo”, comenta. De acordo com Kloczko a elaboração do jornal mostra o trabalho de um radiojornal diário, o que acaba proporcionando a experiência do mercado fora da faculdade. “Cada um está empenhado em sua tarefa e acredito que o resultado final será bom”, diz.

Karoline Bertoto conta qual é a sua função e como funciona a produção do radiojornal. “Eu fiquei com a função de âncora, e a gente depende de toda a equipe de jornalismo para montar o radiojornal. A gente precisa ouvir as matérias, saber do que elas tratam para poder escrever a escalada, que é a primeira parte do radiojornal e depois a chamadinha antes de cada nota ou matéria”, explica.

Para Bertoto no radiojornal é muito importante o trabalho dos âncoras e dos repórteres. “Acho que é necessário, basicamente, os âncoras que vão fazer a apresentação do jornal e de uma equipe de jornalistas para cobrir todas as editorias, previsão do tempo, cotação e tudo o que um jornal precisa ter para ficar completo e com qualidade”, comenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *