Professores de comunicação participam e comentam Mostra de Curso

Repórter: Francisco Marcelo S. de Lara – acadêmico do 5º semestre de Jornalismo

Nos dias 2 e 3 de junho, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizou a 13ª Mostra de Cursos. Professores e acadêmicos apresentaram trabalhos para mostrar aos visitantes o que cada curso oferece e quais as atividades de trabalho que o futuro profissional vai exercer. Este ano, a Mostra aconteceu com um novo formato, no modo de oficinas. Muitos professores, entre eles os de Comunicação Social, comentaram o ponto positivo desta mudança e qual a função que cada um teria nas oficinas.

A professora Ana Cristina Bostelmam, que teve sua oficina no laboratório de TV, trabalhou a questão dos truques e a magia da TV. Para ela, a mudança no formato foi algo positivo. “O modelo desse ano é bem melhor. Na Mostra passada o pessoal só visitava, nessa, eles podem participar, interagir e o conteúdo também está melhor”, comenta a professora. A respeito da importância da Mostra, Ana Cristina diz que é uma oportunidade de atrair a comunidade para dentro da Instituição, além de informar alunos do ensino médio que queiram fazer algum curso. “Na comunicação empresarial chamamos este tipo de evento de ‘Open House’ (casa aberta). Muitos vizinhos nossos têm curiosidade de como é a Instituição e essa é uma ótima oportunidade deles entrarem e conhecer”, diz.

Para Angela Maria Farah, também professora no curso de Jornalismo, o novo formato só veio a melhorar. Ela também declara que a Mostra é uma oportunidade das pessoas conhecerem melhor a Instituição. “É como se fosse uma extensão da Universidade para a comunidade e nesse modelo de oficinas acredito que chama mais atenção”, declara Farah. Professora Angela teve sua oficina com o tema Redação Criativa. Usando um texto de Natalie Goldberg que fala sobre a escrita e uma reportagem de Eliane Brum, em forma de jornalismo literário, falou da questão de pensar a escrita criativamente. “A escrita não é somente palavras no papel, mas ela envolve também o sentir”, afirma a professora.

Amauri Yamauti, coordenador dos laboratórios de rádio e TV e também professor do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, diz que a Mostra dá a oportunidade dos cursos se conhecerem, revela uma interação da Instituição. “A ideia é muito boa, visa divulgar os trabalhos dentro da Instituição e os cursos se conhecerem, é o conhecimento dos diferentes trabalhos”, diz Yamauti.

O Professor Amauri ministrou a oficina no laboratório de rádio com o tema de rádio novelas. “Vou mostrar com é a atuação dos profissionais e a produção dos sons. Os alunos do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda vão encenar o roteiro que elaboraram e os visitantes também vão produzir uma rádio novela”, comenta o coordenador.

Além das oficinas, a Uniuv reservou o espaço superior da biblioteca para que os professores pudessem dar informações sobre os cursos oferecidos. Um deles foi o de Publicidade e Propaganda, representado pela coordenadora e professora do curso, Julliana Biscaia. Para ela, o trabalho da Mostra é um retorno para a comunidade. “Nós somos uma Instituição Municipal e temos o dever de retribuir, de mostrar para a comunidade os resultados dos cursos”, enfatiza Biscaia. Para a professora, o novo formato agradou muito, pois as oficinas trazem temas para toda a comunidade. “O novo formato revela um serviço prático para a comunidade, um exemplo é a oficina de como administrar o seu tempo (feita na sala 315), todos precisam aprender isso”, afirma a coordenadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *