ENADE 2012: Cursos de Comunicação Social estão entre os 5 melhores do Paraná

208984_1926553050601_7771455_n
“Repetir o mesmo conceito por três anos consecutivos é difícil. precisamos, agora, evoluir para chegar ao conceito máximo”
482338_4486136323271_438948179_n
Para Fábio, o Enade, além de avaliar o curso, serve como autoavaliação para os acadêmicos.

Repórter: Mayara Luana Mugnol –  acadêmica do 6º semestre de Jornalismo Uniuv

Os cursos de Comunicação Social do Centro Universitário de União de Vitória (Uniuv) ganham destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012. Pelo terceiro Enade consecutivo, o Curso de Jornalismo manteve o índice 4. O curso de Publicidade e Propaganda  saltou da nota 3 e atingiu o conceito máximo (5), numa escala  em que as notas variam de 1 até 5. O Ministério da Educação avaliou cursos na área de Ciências Humanas de Universidades, Faculdades e Centros Universitários de todo o País.

O resultado foi divulgado segunda-feira 7, de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep),e repassado aos alunos pelo  professor Jairo Vicente Clivatti  no mesmo dia, durante a abertura da Semana da Comunicação.

É importante ressaltar que as notas obtidas pelos cursos refletem a qualidade de ensino na instituição. Com o conceito 5 o curso de Publicidade e Propaganda  está classificado como o melhor curso do Paraná e o 17º do Brasil.  Já o curso de Jornalismo que manteve  pela terceira vez o índice 4, está como o melhor curso do Estado e entre as cinquenta melhores instituições do Brasil.

O Enade atesta a qualidade do ensino ofertado na instituição, que sempre forma profissionais de reconhecida qualidade para o mercado de trabalho. Para o professor e atual Coordenador do curso de Jornalismo, Lúcio Kürten dos Passos, o resultado representa que o curso está consolidado. “Repetir o mesmo conceito por três anos consecutivos é difícil. Precisamos, agora, evoluir para chegar ao conceito máximo”, explica o coordenador.

A avaliação dos cursos é feita a cada quatro anos e considera o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. O desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura  representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% da nota. Quanto mais próximo da nota 5, melhor o conceito de avaliação e maior valor agregado ao curso.

Fábio Rodrigues, egresso do curso de Jornalismo, foi um entre os alunos que fizeram a avaliação. Ele diz estar muito satisfeito com o resultado. Rodrigues acredita que o Enade, além de avaliar o curso, serve como autoavaliação para os acadêmicos. “Quando fiz a prova no primeiro ano, percebi que eu não sabia quase nada de Jornalismo. Já na prova no quarto ano, notei que cresci muito no curso, vi que realmente valeu a pena, porque  muita coisa eu tinha estudado e sabia.”

Além do crescimento como acadêmico Rodrigues ressalta que é um orgulho  ter estudado em uma das melhores instituições do Paraná. “Para mim essa nota do Enade é um orgulho. Dá pra encher a boca ao dizer que estudei na Uniuv e que o meu curso está entre os melhores do estado.”

 

Sobre o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP,vinculada ao Ministério da Educação, para avaliar a qualidade do Ensino Superior no Brasil.

As notas finais ajudam a compor o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera em sua composição a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) das instituições.

Anualmente são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento. A edição de 2012 do Enade teve a participação de 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior em 17 áreas: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em processos gerenciais, turismo.

Mais informação acesse o site do Inepe

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *