Reta final: alunos de Jornalismo se dedicam no Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é temido por muitos alunos. Quando a ansiedade e a preocupação aparecem, a construção do material tende a ser afetada. Por isso, a tranquilidade e o foco no tema escolhido devem se sobressair durante esse período.

Alunos do oitavo semestre de Jornalismo.

Os alunos do oitavo semestre de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) tentam seguir essa linha. Os futuros jornalistas sabem que o trabalho desenvolvido precisa ter consistência, relevância, boas entrevistas e um texto bem construído, independente de qual meio vão utilizar (rádio, TV, jornal impresso).

A jovem Regiane Stachera, por exemplo, decidiu fazer um TCC multimídia. Ou seja, trabalhar com o conteúdo produzido na internet. A estudante escolheu como tema a ferrovia. As reportagens vão resgatar memórias de pessoas que tiveram experiências marcantes envolvendo o tema. Regiane também vai mostrar quais locais da região do Contestado foram preservados e quais estão abandonados.

Regiane escolheu como tema a ferrovia (foto: Facebook).

Em breve, o site com o TCC de Regiane estará no ar trazendo todo o conteúdo desenvolvido. Quando faz uma retrospectiva dos anos anteriores, a jovem sente uma sensação de dever cumprido e vê o quanto aprendeu com as aulas. “A complexidade em entender que jornalismo é mais que fazer perguntas é algo que vale a pena. Informar e se aproximar das pessoas é uma grande responsabilidade que exige mais do que técnica. Estou aprendendo o quanto essa profissão pode ser desafiadora, gratificante e bonita”.

 

Assim como Regiane, Paula Partyka também trabalha a todo vapor em seu TCC. O tema escolhido é “Hábitos de consumo consciente da geração milênio”. A ideia inicial de Paula era a de produzir um TCC sobre a reformulação do jornal impresso. Porém, com a falta de material disponível em português, a jovem trocou de tema.

Paula trabalha no tema “Hábitos de consumo consciente da geração milênio” (foto: Facebook).

Paula vai criar um site, mesclando o conteúdo com texto, vídeo e áudio. A jovem não viu dificuldade na coleta de informações sobre o tema. “A fundamentação teórica já está concluída. Pesquisei livros e teóricos que falam sobre o assunto. Agora, eu preciso realizar as entrevistas, produzir o site e apresentar o conteúdo”, explica.

O aluno Juliano Bertoldi faz parte da turma de Paula e Regiane. O jovem trabalha no tema “Representatividade LGBTI”. Ele quer trazer o assunto para discussão e debate e, por isso, disponibilizará o material produzido para o Youtube. “Nós precisamos levantar a bandeira para assuntos como esse. O momento em que a gente vive é bem complicado. Há muito retrocesso. Por isso, a importância de entender e discutir o tema”, explica.

Juliano escolheu o tema “Representatividade LGBTI” (foto: Facebook).

Os TCCs vêm com criatividade. Os alunos colocam a sua personalidade na forma de desenvolver o conteúdo e mostram que o jornalismo pode fazer a diferença em meios distintos, porém interligados. A apresentação dos trabalhos está prevista para acontecer entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *