Semana de Comunicação 2015 superou expectativas e já deixa saudades

 A Semana de Comunicação 2015, que ocorreu nos dias 25 a 29 de maio, deixou acadêmicos e professores envolvidos com as palestras sobre o mercado de trabalho na área de comunicação.

Repórter: Karoline Emely Weber Amaral e Gisele Litwinski – acadêmicas do 5º semestre de Jornalismo

 

Foi durante noites frias e chuvosas da semana passada, que aconteceu mais uma Semana de Comunicação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Esse ano, o evento deixou acadêmicos e professores ainda mais envolvidos com os temas abrangidos. Todos os dias o aprendizado era diferente, trazendo o conhecimento de várias áreas do mercado de trabalho, tanto para o jornalismo quanto para a publicidade.

O evento contou com palestrantes sérios e bem preparados. Na segunda-feira, a jornalista Malu Barreto abriu o evento com ‘chave de ouro’. Malu explicou um pouco sobre a assessoria e a parte de comunicação do Parque Beto Carrero World. Já na terça-feira, Tiago Stachon, falou sobre o mercado de trabalho para os jovens publicitários. A quarta-feira contou com a presença do jornalista de Rafael Custódio, apresentador e editor-chefe do Jornal do Almoço da RBS TV de Joinville. Sua palestra teve como tema principal ‘os desafios de quem faz ao vivo’. Na quinta-feira a palestra da noite foi com a jornalista Genara Rigotti, que trouxe como assunto geral ‘os desafios do jornalismo multimídia e multiplataforma’.  Na sexta-feira, para fechar o evento com toda a força, o debate foi no Pub do The Hall Club, com o tema ‘as tendências da comunicação’. O palestrante era Carlos Eduardo Marquioni, Doutor e Mestre em Comunicação e Linguagens, professor na Universidade Tuiuti do Paraná e editor executivo da revista Interin. “De todos os anos que fui da Semana da Comunicação esse, sem dúvida alguma, foi o melhor. Todas as palestras que participei foram interessantes e informativas, tirando dúvidas que eu tinha sobre a profissão de comunicador, e trazendo novidades do mercado”, comenta empolgada a acadêmica Raissa Javarini, do quinto semestre de Publicidade e Propaganda.

A empolgação dos palestrantes e dos acadêmicos ali atentos era tanta que as expectativas foram supridas. Durante toda a semana, os comentários sobre a famosa Kombi cor de rosa fez sucesso nos corredores da Uniuv. Fotos postadas a todo o momento, risadas das caretas feitas na ‘komboza’ ou ComunicaKombi, onde palestrantes encontravam mais um momento de descontração, marcando assim, ainda mais o evento. As hashtags (#) foram muito usadas para a divulgação do evento. As mais usadas pelos participantes foram: #comunicakombi #semanadacomunicacao #uniuv #angelalinda #jornalismo #publicidade #ajudalucio. A parede do MuroCromia, foi outro marco da Semana, lugar em que os alunos podiam soltar sua criatividade e desenhar nas ‘paredes’ do corredor da sala de eventos.

Experiências profissionais

A futura publicitária Raissa ainda conta que ficou empolgada e confiante de que essa é a carreira que pretende seguir. “Eu espero que nas próximas Semanas de Comunicação venham mais profissionais como esses para nos transmitir suas experiências profissionais”, diz. Já a acadêmica Giselle Ovitski, do quinto semestre de Jornalismo, diz que a Semana foi muito interessante, pois souberam mesclar bem todos os assuntos. “Eu adorei e já estou morrendo de saudades. Acho que deveria ter todo mês”, comenta Giselle.

Partilhando da mesma linha de pensamento, a acadêmica Yasmin Marunhak, do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, diz que poderia ocorrer todo mês a Semana de Comunicação, pois as palestras e os assuntos discutidos foram bons. “Eu estou morrendo de saudades já. Achei incrível, e esse ano superou as expectativas,” comenta. Ela ainda diz que está com saudades não só pela descontração, mas pelo aprendizado e pela troca de conhecimentos. “Organizar o evento foi sensacional, principalmente pelo envolvimento de professores e alunos. Não imaginava que alcançássemos a repercussão que conseguimos”, relata o organizador do evento e professor da Uniuv, Edinei Wassoaski. Para ele o interessante foi poder trazer para os acadêmicos profissionais de mercado com experiência que, por meio das palestras, conseguiram dar uma noção de como está o mercado para novos publicitários e jornalistas. “Esse contato com o mercado, penso, é o fruto mais bacana desse evento”, explica.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre cada palestra, você pode acessar as matérias completas aqui no blog acessando os links abaixo:

1º dia – Malu Barreto

2º dia – Tiago Stachon

3º dia – Rafael Custódio

4º dia – Genara Rigotti

5º dia – Carlos Eduardo Marquioni

 

Veja também como foi a Semana de Comunicação no ano passado

 

Confira alguns momentos do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *