Semana de Comunicação da UNIUV conta com profissional que fala sobre o futuro e estratégias do Rádio para se manter no mercado

Aluno: Cleverson Daniel

Na noite de terça-feira dia, 06 de novembro, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), recebeu pela primeira vez na Semana da Comunicação um profissional para falar exclusivamente sobre o rádio. João Santos é formado em Jornalismo e, atualmente, é condenador de quatro emissoras, entre elas, a Mundo Livre FM e 98 FM da cidade de Curitiba. Santos abordou vários assuntos, mas o foco principal foi à estratégia das rádios para se manter hoje, em um mercado com tantas opções de entretenimento.

O jornalista e radialista contou que já esta há 35 anos na profissão e que já pensou em desistir, mas a vontade passou rapidinho. “O rádio é mágico, com certeza é uma profissão totalmente diferente, você recebe salário para se divertir”, diz.   Sobre o mercado radiofônico, ele afirma que é muito importante que hoje o locutor saiba se comunicar bem com o ouvinte, que passou a época de apenas de falar o nome da música que tocou e mandar abraços, hoje em dia o rádio vai muito além de tudo isso, e, com o com avanço de tantas tecnologias, segundo ele é necessário se reinventar a cada dia.

Santo falou ainda sobre um assunto muito discutido, a importância da formação acadêmica, para atuar no mercado de comunicação. “Com certeza o profissional formado tem muito mais credibilidade e você quando ouve alguém com formação dando uma noticia você sente na hora a diferença. Então, sem dúvida nenhuma, a formação acadêmica é essencial para que a pessoa seja um bom profissional”.

O palestrante disse ainda que o rádio deixou de ser só áudio, com toda a evolução da internet, hoje ele também é imagem. “Muitas rádios estão criando programas e vendendo publicidade exclusiva para a transmissão em vídeo, e esse é um mercado que pode ser muito explorado ainda”, fala. O seu conselho para os acadêmicos é que não desistam dos seus sonhos. “Se vocês tem vontade corram atrás, o mundo da comunicação é fascinante e muito divertido, é um trabalho diferente de todos os outros com certeza”, afirma.

 

A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Kelly Miranda, diz que para ela a palestra de Santos foi muito produtiva, principalmente quando abordou o tema sobre gestão de pessoas. “Eu gosto muito dessa área de gestão e mesmo que rádio não seja minha área, posso usar muita coisa que ele falou quando montar minha própria empresa. A Semana de Comunicação é muito importante, justamente por essa aproximação com profissionais que estão no mercado”, diz.

Eduardo França não estuda na Uniuv, mas fez questão de vir assistir a palestra. “Não estudo, mas sou radialista e quando fiquei sabendo que estaria o coordenador de uma grande rádio palestrando, não teria como perder. A instituição está de parabéns por trazer profissionais de qualidade e com bastante experiência para passar aos acadêmicos e á toda comunidade”, finalizou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *