Semana da Comunicação termina com Jornalismo de dados

Repórter: Lucas Dams – acadêmico do 6º semestre de Jornalismo Uniuv

Jornalismo digital. Esse foi o tema da última noite da Semana da Comunicação realizada no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). André Rosa foi o convidado da noite. Ele trouxe o jornalismo de dados para ser debatido com os acadêmicos. Rosa diz que devemos aproveitar as oportunidades porque o modo de fazer jornalismo não mudou o que muda é o formato.

Mais computadores para fazer o jornalismo permitem refazer a notícia e converter em fatos. O jornalista cita o pai da precisão, Philip Meyer, que utilizava o computador para inserir dados e via além do que estava apenas no papel. Os computadores apoiavam o jornalismo. Através da coleta de dados, usando técnicas das ciências sociais e da análise de bases de dados, essa especialidade do jornalismo busca introduzir elementos do método científico na rotina produtiva das notícias, o que resultaria em maior objetividade e exatidão no noticiário.

Ele também destacou que o jornalismo e os profissionais de sistemas de informações precisam trabalhar juntos. “Comunicação não vive sem sistema de informação e comunicação ajuda SI, hoje o jornalista precisa processar e relacionar, raspar dados”, complementa.  Outro destaque foi que as redes sociais são ferramentas fortes na divulgação de informações (Facebook e Twitter).

Atualmente o profissional de comunicação precisa de uma rotina produtiva, definida pelas seguintes etapas: obtenção de dados, filtragem, visualização e narração. O jornalista deu o exemplo de uma base de dados particulares. O jornalismo necessita desses bancos para retirar informações. “O The Guardian’, jornal britânico, que criou seu próprio banco de dados, onde são filtrados e retiradas dados para elaboração de pautas e notícias. Além dos bancos de dados públicos, como portais da transparência”.

Rosa é jornalista, professor universitário, mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Foi subeditor do site Gazeta Esportiva.Net, onde trabalhou por nove anos. Por outros cinco, passou pelo Portal Comunique-se, onde atuou como gerente de conteúdo e responsável pelos cursos na área de jornalismo on-line. Com passagens pelo Centro Universitário Sant’Anna, Universidade Cidade de São Paulo e Faculdades Metropolitanas Unidas, atualmente é doutorando pela Universidade Metodista de São Paulo, colaborador da Tracto e docente nos cursos de Comunicação Social (área de novas mídias e tecnologia) das Faculdades Integradas Rio Branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *