Televisão funciona como parceira da publicidade

Repórter: Mayara de Lima Solarevicz  – acadêmica do 6º semestre de Jornalismo da Uniuv

Uma das características notáveis da publicidade é a criatividade, difundida em vários meios de comunicação. Aos poucos a propaganda foi ganhando espaço no mundo midiático, ultrapassando a ideia de apenas acontecer em cartazes e jornais. Atualmente, é mais do que comum nos depararmos com a propaganda no rádio e na televisão. A disciplina de Produção em TV é ministrada durante o quinto e sexto semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Durante o primeiro semestre, o professor Robson Fogaça foi quem ministrou estas aulas.

Segundo Fogaça, a linguagem audiovisual auxilia na construção de campanhas e resulta em sucesso. “O uso da imagem, aliada ao som, tornou ainda mais persuasiva a comunicação de produtos, serviços e conceitos”.  Em sala de aula é desenvolvida a prática e a criatividade do aluno. O saber como funciona essa linguagem, as dificuldades, algumas técnicas de construção de vídeo é essencial para uma boa argumentação da campanha, explica Fogaça.

O vídeo publicitário apresenta algumas particularidades e a principal delas é o destino final. Este material tem como objetivo a venda de um produto, portanto, não pode perder este foco.  A prática em sala de aula consiste em atividades como estruturar o vídeo, criar, filmar, editar e a finalizá-lo.   “Sua importância é total. A prática é que constrói e consolida boa parte desse conhecimento”, comenta Fogaça.

A acadêmica do sexto período de Publicidade, Aline Graef, está ansiosa para produzir os próprios vídeos em sala de aula. Para ela, esta é uma oportunidade de criar e ou aumentar o portifólio, antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. “Com esses aprendizados, dicas e aprender a usar o próprio software de edição de vídeo faz com que ao sairmos da faculdade teremos uma base para trabalhar na área”, afirma.

Abaixo, um vídeo produzido por uma turma durante as aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *