Ticaricatica por Ticaricatica…

O que é? Como surgiu? Onde vivem? Um pouco da história do Ticaricatica Show e seus seguidores.

Repórter: Eduardo Tavares

Muitas pessoas que frequentam o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), principalmente acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, provavelmente já ouviram falar ou participam do Ticaricatica Show. Mas afinal, o que é e o que quer dizer essa bendita expressão/nome TI-CA-RI-CA-TI-CA?

Primeiro time Ticaricatica Show (2014) Em pé da esquerda para a direita: Tavares, Cristian, Matheus, Douglas e José (Técnico). Agachados da esquerda para direita: Renan, Jader, Ivan e Fábio

Esse nome é entoado e carregado por alunos dos cursos de Comunicação Social há quase três anos nos corredores e, principalmente, no ginásio da Uniuv. O nome surgiu a partir de uma brincadeira no ano de 2013, quando três acadêmicos de Publicidade e Propaganda resolveram juntar colegas dos cursos de Comunicação para montar o primeiro time do curso para participarem da primeira edição dos Jogos Intercursos da instituição. Jader Wolff, Ivan Tracz e Eduardo Tavares estavam com a ficha de inscrição e nela existia o campo para preencher o nome da equipe. Depois de muito pensarem e discutirem chegaram a uma conclusão: Ticaricatica Show. Essa palavra, criada por eles mesmos, era utilizada em brincadeiras e zoações feitas entre eles, como, por exemplo, ao cantarem uma música e não soubessem um trecho dela, substituíam essa parte pela palavra “ticaricatica” (repetidamente e no ritmo da música). Isso foi se tornando uma identificação para a amizade deles. Sendo assim acharam que seria um nome que ia representar eles, então nomearam a equipe de Ticaricatica Show. O “Show” porque, segundo eles, eles não iam jogar o Intercursos, mas sim dar um show (risos).

O que ninguém esperava e nem imaginava era a proporção que isso iria tomar dentro dos cursos de Comunicação. Os acadêmicos que formaram a torcida pelo time adotaram o nome, fazendo cartazes e entoando o nome do time da arquibancada. Os jogos passaram, o time não teve uma boa atuação, mas a torcida se animou para que no próximo ano os cursos ganhassem mais destaque na competição, ainda mais que foi criada a disputa de torcidas entre os cursos da Uniuv. Mesmo os criadores do nome não estando mais na Uniuv, os acadêmicos de anos anteriores levantaram a bandeira do Ticaricatica Show, criando assim uma torcida dos cursos, fazendo camisas, mascote, bandeiras e batizando ela com o mesmo nome do time de 2014. A acadêmica Grabriela Souza, hoje no último ano de Publicidade e Propaganda, tomou frente da organização e começou a chamar e reunir mais pessoas para participarem da torcida, e foi o que aconteceu, mobilizando desde professores até calouros.

Torcida campeã em 2016

A terceira edição dos Jogos Intercursos da Uniuv foi inesquecível para o Ticaricatica Show. Com a mobilização desde o início do ano das acadêmicas Gabriela Souza e Kethleen Hoberg para a criação de uma atlética para o curso, a Associação Atlética Acadêmica da Uniuv de Comunicação Social (AAAUCS) fez com que a maioria dos acadêmicos de todos os anos se unissem e participassem da torcida Ticaricatica Show, onde cantaram, apoiaram, pintaram os rostos, balançaram bandeiras e tocaram instrumentos. As equipes dentro das quadras não conseguiram atingir seus objetivos, mas a torcida sim, Ticaricatica Show foi campeã como a melhor torcida dos jogos e prometem virem mais fortes para as próximas edições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *