Semana da Comunicação: Workshop de jornalismo tem resultados positivos

Repórter: Mayara Luana Mugnol –  acadêmica do 6º semestre de Jornalismo Uniuv

 

Semana da cmuncacao 02

Novidades, interação, conhecimento e inovação. Foi assim que a segunda edição da Semana da Comunicação começou. Diferente do ano anterior, essa edição conta com um caráter mais dinâmico já nos dois primeiros dias do evento.

Os workshops realizados nos dias 7 e 8 substituíram o Madrugadão Criativo (uma noite inteira de atividades desenvolvendo projetos envolvendo a comunicação).

As duas agências convidadas para ministrar os workshops trabalharam com comunicação estratégica. A Glóbulo faz o diagnóstico e posicionamento de marcas que já estão no mercado, e a Dialetto trabalha com assessoria de comunicação segmentada em tecnologia. Ambas são de Florianópolis, Santa Catarina.

Na segunda-feira, 7, os trabalhos começaram com palestras. O publicitário Alex Lima, da empresa Glóbulo, e Rodrigo Lóssio, diretor e jornalista da agência Dialetto falaram sobre os produtos que ambas vendem aos seus clientes. A troca de conhecimento proporcionou aos acadêmicos uma base para desenvolver os trabalhos na prática.
Na terça-feira, 8, os workshops foram realizados. Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda fizeram o workshop com L ima e Manuella Paula, da Glóbulo, e os acadêmicos de Jornalismo com  Lóssio – Dialetto

O workshop de jornalismo foi dividido em duas partes. Na primeira, Lóssio fez a parte teórica, falando sobre assessoria de imprensa, marketing digital e relações públicas. A segunda, foi a vez dos alunos colocarem em prática os conceitos para desenvolver dois projetos estratégicos. Um sobre assessoria de imprensa e outro sobre marketing digital.
Distribuídos em dois grupos, com alunos de todos os períodos do curso, os acadêmicos tiveram pouco menos de uma hora para montar um planejamento estratégico de um cliente fictício e apresentar o projeto.
Para a acadêmica do sexto período de Jornalismo, Bruna Werle de Oliveira, mesmo com pouco de tempo para desenvolver o projeto, o workshop foi bem proveitoso. “A gente conseguiu conciliar o que aprendeu em sala de aula com o que ele explicou e aplicar para construir o projeto,” conta a acadêmica.
Lóssio ressalta que foi uma experiência muito bacana. Foi a primeira vez em que fez um workshop repassando o dia a dia e o trabalho de uma empresa de assessoria de imprensa. Ele destacou também que o resultado final dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos foram concluídos com bastante conteúdo.  Para ele, isso reforça que o aprendizado repassado aos alunos está alinhado com as exigências do mercado de trabalho.  ” Os alunos estavam muito bem preparados, isso mostra o processo de formação que os alunos estão tendo”, explica Lóssio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *